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quinta-feira, 15 de março de 2012

ESPECIALIZAÇÃO PUC MINAS


A Puc Minas vai oferecer o curso de especialização (Lato Sensu) em Língua Inglesa pelo PREPES (Programa de pós-graduação lato sensu). O curso acontecerá em módulos nas seguintes datas:

Módulo I - 09 a 25/07/2012 
Módulo II - 07 a 23/01/2013
Módulo III - 08 a 24/07/2013 


Carga Horária: 432 horas/aula
Horário: Segunda a sexta-feira, manhã e tarde. Aos sábados, no período da manhã.
Investimento: 20 x R$ 370,00
Local de Realização: Campus Coração Eucarístico

As inscrições estarão abertas a partir do dia 2 de abril. 

quarta-feira, 7 de março de 2012

LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E LÍNGUA INGLESA

O tema "Os CBC e a prática de sala de aula na perspectiva interdisciplinar" foi tratado em estudos dos Analistas de Língua Inglesa de Minas Gerais. A equipe central responsável pela disciplina (BH) elaborou uma interface das habilidades de Língua Inglesa com os descritores de Português e Matemática. Esse material foi analisado, corrigido e melhorado. Abaixo, segue o link para download.

FAZER DOWNLOAD

segunda-feira, 5 de março de 2012

AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DE LÍNGUA INGLESA - 6º AO 9º ANO


Hello guys! Here we are.
Como prometido, seguem os arquivos das Avaliações Diagnósticas de Língua Inglesa do 6º ao 9º ano. Mas, antes de baixá-las, leia o texto abaixo:

"Nem pense em iniciar o trabalho pedagógico partindo da premissa do que você ACHA que os alunos já sabem. É preciso investigar, avaliar, levantar o que de fato a turma já sabe e o que ainda ela não sabe.

O instrumento para fazer isso é realizar a Avaliação Diagnóstica, que tem o objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior.

Não se surpreenda se, ao analisar os resultados levantados na Avaliação Diagnóstica você tenha de fazer ajustes no Planejamento. Afinal, quando o Planejamento é criado, o aluno ainda não foi avaliado, e portanto, o Planejamento é elaborado com base em um aluno “ideal”, e portanto, é um Planejamento longe da realidade dos alunos, pois o Professor o elabora baseado em suposições e não em dados reais.

E antes que você reclame que realizar a Avaliação Diagnóstica é uma “perda” de tempo porque você tem que “dar conta” do Planejamento até o final do ano, já lhe aviso: o objetivo maior que você deve cumprir é criar todas as condições para que todos os alunos adquiram as competências necessárias de aprendizado e não apenas para cumprir o Planejamento.

Por isso mãos à obra: comece o planejamento pela Avaliação Diagnóstica. Já diz o ditado: Se você falha em não planejar, você com certeza, já planeja falhar."




  Avaliação 6º ano

  Matriz de Referência - 6º ano
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  Avaliação 7º ano

  Matriz de Referência - 7º ano
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  Avaliação 8º ano

  Matriz de Referência - 8º ano
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  Avaliação 9º ano

  Matriz de Referência - 9º ano
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Como todo ser humano, estou sempre em construção. Nesse pensamento, aguardo sua contribuição para que eu possa melhorar nossas atividades e avaliações. Se houver alguma questão que, em sua opinião, não esteja bem elaborada e que careça de mais alguma informação, comunique comigo através do link "comentários" abaixo ou pelo e-mail pipcbclinguainglesa@gmail.com. Thank you! 
It's time to work!
Have a good week!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS 2012



Hello, what's up?
Considerando que o termo what's up seja um pouco informal, podemos entender que nossa relação vem também se estreitando. No último mês (janeiro) tive uma excelente oportunidade de fazer uma viagem no intuito de aperfeiçoar meus conhecimentos e aprender um pouco mais através de um curso de idiomas. (Confira no blog http://euintercambiando.blogspot.com). Mas agora volto com muita determinação e certeza que podemos fazer muito melhor esse ano. (Confira o vídeo que a Equipe do PIP II publicou através do link: http://pipcbccurvelo.blogspot.com/2012/02/2012-ano-de-mudancas.html).

Já elaborei quatro AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS (6º ao 9º ano) com matriz de referência. A do sexto possui 9 questões e, as demais, 10. É uma polêmica quando se fala em avaliação diagnóstica de Língua Inglesa para o sexto ano, mas o que abordei é algo muito próximo de Língua Portuguesa e vai exigir mais do conhecimento prévio do aluno. Ainda não vou publicá-las, pois estamos fazendo uma revisão, logo, logo já estarão aqui.

See you coming soon.

Abraços!

PROGRAMA LÍDERES INTERNACIONAIS EM EDUCAÇÃO - ILEP


Programa leva professores de Inglês de escolas públicas a curso de capacitação nos Estados Unidos

Educadores interessados têm até o dia 10 de março para encaminhar a documentação à Secretaria de Educação

Professores de Inglês que lecionam em escolas da rede pública de todo o país podem ter a chance de participarem de um curso de aperfeiçoamento nos Estado Unidos, em 2013. Para que o sonho se torne realidade, o educador interessado pode se inscrever no Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) e assim concorrer a bolsas de estudos no país. O curso será realizado entre os meses de janeiro e maio do próximo ano. As inscrições acontecem por meio da Secretaria de Estado de Educação de cada Unidade Federativa e em Minas Gerais o prazo para envio da documentação está aberto e vai até o dia 10 de março.
Iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o Ilep oferece capacitação sobre técnicas de ensino da língua inglesa, com duração de cinco meses, em uma universidade dos Estados Unidos. Para concorrer a uma das vagas, o educador que atua na rede pública mineira deve encaminhar para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) documentação composta dos seguintes itens: Formulário de Inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola; Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição); Carta de recomendação da Secretaria de Educação assinada pelo diretor da escola; e Fotografia colorida recente. Não serão aceitos documentos após a data de 10 de março.
Em Minas Gerais, os professores interessados poderão encaminhar o material para o seguinte endereço: Avenida Prefeito Américo Renné Gianetti, s/n, Cidade Administrativa, CEP 31630-900. A documentação deve ser enviada aos cuidados de Girlaine Oliveira, na Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio, 11º andar, Prédio Minas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3915-3516. Minas Gerais poderá escolher até cinco candidatos para a fase nacional da seleção. Confira aqui o cronograma do ILEP.

Pré-requisitos
Além de ser professor de Inglês na rede pública de ensino, o candidato deve obedecer a critérios como: estar trabalhando em sala de aula atualmente; possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em Inglês; ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula, demonstrar compromisso de continuar lecionando após a participação no Programa.
Além da participação em um curso de aperfeiçoamento em que terão aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégia de ensino, liderança e também o uso de tecnologia em educação, os selecionados terão a oportunidade de fazer um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio dos Estados Unidos.

Mineiros selecionados
O mineiro Carlos Henrique Borim Martins está em capacitação nos estados Unidos, após ter sido um dos selecionados na última edição do no Programa Líderes Internacionais em Educação. Ele é professor do ensino médio na Escola Estadual José Severiano Filho, em São João Batista da Glória – Sul do Estado. Além do mineiro, cinco educadores de outros estados integram a equipe brasileira que fazem o curso até o mês de maio de 2012. Em todo o mundo foram selecionados 64 educadores de 16 países.
No ano de 2011, duas professoras da rede estadual também participaram do Programa. São elas: Rita de Cássia que leciona na Escola Estadual David Campista, em Poços de Caldas e Cristina Correa Monteiro que é professora na Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior, em Sete Lagoas. Nos cinco meses que ficaram nos Estados Unidos, as educadoras se capacitaram na James Madison University, Harrisonburg, no estado da Virginia.

terça-feira, 29 de novembro de 2011