Programa leva professores de Inglês de escolas públicas a curso de
capacitação nos Estados Unidos
Educadores interessados têm até o dia 10 de março para encaminhar a documentação à Secretaria de Educação
Professores de Inglês que lecionam em escolas da rede pública de todo o país podem ter a chance de participarem de um curso de aperfeiçoamento nos Estado Unidos, em 2013. Para que o sonho se torne realidade, o educador interessado pode se inscrever no Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) e assim concorrer a bolsas de estudos no país. O curso será realizado entre os meses de janeiro e maio do próximo ano. As inscrições acontecem por meio da Secretaria de Estado de Educação de cada Unidade Federativa e em Minas Gerais o prazo para envio da documentação está aberto e vai até o dia 10 de março.
Educadores interessados têm até o dia 10 de março para encaminhar a documentação à Secretaria de Educação
Professores de Inglês que lecionam em escolas da rede pública de todo o país podem ter a chance de participarem de um curso de aperfeiçoamento nos Estado Unidos, em 2013. Para que o sonho se torne realidade, o educador interessado pode se inscrever no Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) e assim concorrer a bolsas de estudos no país. O curso será realizado entre os meses de janeiro e maio do próximo ano. As inscrições acontecem por meio da Secretaria de Estado de Educação de cada Unidade Federativa e em Minas Gerais o prazo para envio da documentação está aberto e vai até o dia 10 de março.
Iniciativa do Departamento de Estado dos Estados
Unidos com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação
(Consed), o Ilep oferece capacitação sobre técnicas de ensino
da língua inglesa, com duração de cinco meses, em uma universidade dos Estados
Unidos. Para concorrer a uma das vagas, o educador que atua na rede pública
mineira deve encaminhar para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
(SEE) documentação composta dos seguintes itens: Formulário de Inscrição devidamente preenchido,
assinado e carimbado pela sua escola; Currículo resumido (conforme modelo no
formulário de inscrição); Carta de recomendação da Secretaria de Educação
assinada pelo diretor da escola; e Fotografia colorida recente. Não serão
aceitos documentos após a data de 10 de março.
Em Minas Gerais, os professores interessados
poderão encaminhar o material para o seguinte endereço: Avenida Prefeito Américo
Renné Gianetti, s/n, Cidade Administrativa, CEP 31630-900. A documentação deve
ser enviada aos cuidados de Girlaine Oliveira, na Superintendência de
Desenvolvimento do Ensino Médio, 11º andar, Prédio Minas. Outras informações
podem ser obtidas pelo telefone (31) 3915-3516. Minas Gerais poderá escolher até
cinco candidatos para a fase nacional da seleção. Confira aqui o cronograma do ILEP.
Pré-requisitos
Além de ser professor de Inglês na rede pública
de ensino, o candidato deve obedecer a critérios como: estar trabalhando em sala
de aula atualmente; possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em Inglês;
ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula, demonstrar
compromisso de continuar lecionando após a participação no Programa.
Além da participação em um curso de
aperfeiçoamento em que terão aulas e treinamento intensivo em metodologias de
ensino, planejamento de aula, estratégia de ensino, liderança e também o uso de
tecnologia em educação, os selecionados terão a oportunidade de fazer um estágio
supervisionado em uma escola de ensino médio dos Estados Unidos.
Mineiros selecionados
O mineiro Carlos Henrique Borim Martins está em
capacitação nos estados Unidos, após ter sido um dos selecionados na última
edição do no Programa Líderes Internacionais em Educação. Ele é professor do
ensino médio na Escola Estadual José Severiano Filho, em São João Batista da
Glória – Sul do Estado. Além do mineiro, cinco educadores de outros estados
integram a equipe brasileira que fazem o curso até o mês de maio de 2012. Em
todo o mundo foram selecionados 64 educadores de 16 países.
No ano de 2011, duas professoras da rede estadual
também participaram do Programa. São elas: Rita de Cássia que leciona na Escola
Estadual David Campista, em Poços de Caldas e Cristina Correa Monteiro que é
professora na Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior, em Sete Lagoas.
Nos cinco meses que ficaram nos Estados Unidos, as educadoras se capacitaram na
James Madison University, Harrisonburg, no estado da
Virginia.
Infelizmente somente hoje tomei conhecimento deste novo blog que também beneficia tanto a Língua Inglesa. Estive afastada do Inglês para PEP EJA, e agora retomo com a "corda toda" e, já perdi a oportunidade de concorrer ao ILEP. Na última vez estava fora da sala de aula de Língua Inglesa. Desta vez perdi o prazo. Que pena! Parabéns pelo trabalho. Deus os abençoe!
ResponderExcluir