Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ANÁLISE E RESENHA DOS LIVROS DIDÁTICOS

Veja uma análise dos livros didáticos "Links - English for teens" (Ática) e "Keep in mind" (Scipione), utilizados na maioria das escolas públicas no Ensino Fundamental. A análise e resenha estão disponibilizadas no fórum do CRV. E pode ser vista logo abaixo desta postagem.
 
É claro que não encontraremos um livro do PNLD que seja perfeito. Em Língua Inglesa, há algo que seja bom em cada material. Tenho por exemplo, três coleções do Ensino Médio de Língua Inglesa. Não há aquela que eu ache "a ideal", mas é preciso que mescle, reinvente e use a criatividade para que eu consiga contemplar de forma exitosa a Matriz Curricular da disciplina. No entanto, há sugestões e textos muito bons que podem ser seguidos sem medo.

No Keep in mind e no Links, percebemos a mudança da maneira de se ensinar Língua Inglesa, comparados aos antigos livros didáticos, como o English Point (Saraiva), que já foi reformulado e adaptado. O Ensino Fundamental é o pontapé inicial em Língua Inglesa para muitos alunos, por isso a importância de um bom livro didático e de um bom professor é claro, para que não haja conclusões precipitadas e aumente ainda mais o gostinho pelo aprendizado de uma nova Língua. 
Cul8r! (See you later).


 Análise e Resenha dos Livros Didáticos de Língua Inglesa (Ens. Fundamental)
View more presentations from Felipe Coura

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

IMAGINE - GLEE AND JOHN LENNON

A música "Imagine" do clip gravado no seriado Glee, exibido pela Fox, foi feita na Língua Americana de Sinais (American Sign Language - ASL) por estudantes surdos. Cada país possui sua própria Língua de Sinais. No Brasil, por exemplo, existe a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) que possui algumas semelhanças com outras Línguas da comunidade surda. 

A partir do vídeo abaixo e do orginial, de John Lennon, pode ser feita uma pequena atividade.

IMAGINE

TEMAS 3 e 4: Compreensão e Produção Oral (Escuta e Fala)

Tópico 14: Construção de inferências no processo de recepção de textos de vários gêneros
Habilidades: 14.1 - Inferir sentido a partir do uso de conhecimento prévio e de relações contextuais
14.3 - Inferir significados com base em marcas sonoras sinalizadoras de sentido (ritmo, tonicidade, entonação, etc.)

Tópico 16: Produção de textos de diferentes gêneros textuais do discurso oral.

ATIVIDADE ORAL

1. A música Imagine permite-nos perceber uma mensagem de paz, alegria, protesto... de quê, afinal?

2.Vamos ouvir novamente a parte "Imagine all the people, living life in peace...". Vocês entenderam bem essa parte? (Explicar se houver dúvidas). Vamos repetir? Atenção na pronúncia. Você acha que o apelo que a música faz pode ser resumido nessa frase?

3. Vamos ouvir o trecho "You may say I'm a dreamer". Vejamos outros exemplos: You may say I'm a singer. You may say I'm a pianist. Vocês entenderam a função da palavra may nessa frase? (Habilidade 26.1) Indica uma possibilidade. (Dar outros exemplos com may). (Podem ser trabalhadas outras habilidades nessa mesma frase, como a 35.1, que aborda "elos coesivos por meio dos pronomes de todos os tipos", seria o that omitido na frase).

4. "And the world will be as one". Essa frase está no passado, presente, futuro...? Como você conseguiu identificar isso? O mundo será um? Por que você acha que John Lennon escreveu a frase assim? Como, em sua opinião, o mundo pode ser um? Vamos repetir a frase?

5. "Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger"

A primeira frase é bem simples de entender, não é? A palavra possessions pode ser considerada uma cognata? I wonder if you can: eu pergunto se você pode, eu gostaria de saber se você pode... Eu gostaria de saber se você pode o quê?

6. Que significado teve a participação de alunos surdos no clipe da música feito no Glee? Há alguma relação com a letra?

7. Qual outro título em Inglês você daria para a música?

Estes são alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas com a música Imagine. Seria interessante que todos os alunos, ao trabalharem a música, tivessem a letra em mãos. Se não houver a possibilidade de exibir os vídeos, trabalhe com o áudio da canção. OK? Tell me your opinion about this text. Click in 'comentários' below. See you next time.




IMAGINE 
(John Lennon)

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace

You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one

LIVROS ONLINE

No site PublicBookshelf (Estante de Livros Pública) você encontra diversos livros online para serem lidos gratuitamente. É uma boa fonte para enriquecer seus conhecimentos e elaborar diversas atividades para seus alunos. Enjoy!